O pão é um ítem que não costuma faltar na mesa do brasileiro. Está presente desde o café da manhã até o jantar. E não é só no Brasil que esse clássico conquistou um lugar especial, você já ouviu falar da história do pão? E onde ele é mais consumido? Descubra aqui 5 fatos marcantes sobre esse alimento.
1 – Surgimento
Diversos relatos apontam que a “invenção” do pão ocorreu cerca de 12 mil anos atrás, na Mesopotâmia, atual Iraque. Isso aconteceu na mesma época em que o trigo começou a ser cultivado lá. Os primeiros pães não se pareciam com os de hoje. Não possuíam forma, eram achatados, duros e secos. Necessitando de imersão em água quente diversas vezes antes de seu consumo.
2 – Primeira Padaria da História
Segundo historiadores, a primeira padaria do mundo foi criada no Egito, na cidade de Gizé, aproximadamente em 3.000 antes de Cristo. Estudos apontam que, naquela época, era muito comum utilizar o pão como salário, por exemplo, um dia de trabalho = 3 pães.
3 – O Primeiro Pão a Ser Assado no Forno
O primeiro registro de pão assado também foi no Egito, eles utilizavam forno de barro e tudo isso ocorreu em 7.000 A.C. O fermento também passou a ser utilizado nesse mesmo período, e os pães começaram a ficar mais parecidos com o que conhecemos hoje.
4 – A Difusão do Pão
O pão chegou à Europa e começou a ser comercializado nas padarias. Mas devido a crise provocada pela queda do império romano, todos os estabelecimentos deste setor fecharam as portas, obrigando os consumidores a prepararem seu próprio pão em casa. Depois, no século XVII a França começou a aprimorar a receita original, dando origem a vários tipos de pães e passou a ser destaque mundial neste ramo.
5 – A Chegada do Pão no Brasil
Sabe-se que foram os portugueses que o trouxeram para o Brasil na época da colonização, mas o pão só começou a ser popular só começou a se popularizar a partir o século XIX, com a ajuda de diversos italianos.
As primeiras padarias brasileiras foram abertas em Minas Gerais, logo após em São Paulo e no Rio de Janeiro. Nesse período, o pão era bem escuro e diferente do que conhecemos hoje, mesmo com o uso do fermento.