O macaron é feito com uma massa fininha e crocante de farinha de amêndoas e recheado com um cremoso ganache de chocolate. O doce francês tem conquistado o coração e o paladar dos brasileiros, principalmente daqueles que não dispensam um doce mais glamourizado! Na Kennedy você encontra uma variedade de sabores dessa irresistível invenção, a exemplo de pistache, frutas vermelhas, avelã entre outros. Confira 10 curiosidades sobre o macaron!
1- Em sua primeira versão, eles eram feitos com uma única bolachinha de merengue de amêndoas e não tinham sequer recheio.
2- Ao contrário do que muita gente imagina, o macaron não nasceu na França. A origem é da Itália, mais precisamente da Veneza renascentista. Porém o mundo só conheceu o macaron em sua versão atual no início do século XIX, quando o patisseur, Pierre Desfontaines (famosa Ladurée de Paris) uniu os dois pequenos discos, colocando cremes especiais entre eles.
3- O macaron tem um museu só dele! Localizado na cidade de Montmorillon – Poitou-Charentes, departamento de Vienne
4- Apesar da popularidade ser recente no Brasil, eles existem há mais de 500 anos! E o melhor é que essa obra de arte é vendida na Kennedy!
5- Os “canapés de macaron” são uma novidade. Fora do Brasil são apelidados de “macaron petit fours”. A base desse doce é feito com apenas um biscoito macaron, coberto delicadamente por um creme escolhido entre diversos sabores e finalizado com frutas vermelhas ou praliné de amêndoas.
7- Você sabia que a massa leva em sua preparação 39% de farinha de amêndoas?
8- A palavra macaron (pronuncia-se macarrôn) vem do termo italiano maccherone, que significa “massa fina”.
9- Para quem adora macarons e visita a cidade de Nancy, é obrigatória uma passagem pela Maison des Soeurs Macarons, casa fundada em 1793. É um dos poucos lugares onde se pode apreciar a receita original: rústica, com apenas um biscoito, crocante, à base de merengue e amêndoas. E para quem visita a região do grande ABC não pode deixar de provar essa maravilha na Kennedy!
10- Os macarons não são muito difíceis de encontrar no mundo atualmente. No entanto, o chef francês Pierre Herme, preparou um novo e mais caro tipo de macarons do mundo. O “Haute Couture” custa US $7.414. É mole?